segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Fazenda Citra – 14 KM


Não eram nem 7h e o sol já tava de lascar. Partimos às 7h40 rumo a Fazenda Citra conhecida também como Dierberger. Passamos pelo final do bairro Aquarius e fomos caminhando sentido ao Kemp. No entanto, pouco antes da entrada do mais famoso alambique de Iracemápolis, quebramos a esquerda perto de um ferro velho e botamos definitivamente o pé na estrada.
Era uma reta só. Longa, empoeirada e com enormes pedras de cascalho. Ao passar pelo ribeirão Águas da Serra, o cheiro de podre vindo do esgoto se misturou a brisa de um enorme pasto próximo do riacho.
Não caminhamos muito e nos depararmos com uma farta ameixeira. Sem titubear, os quatro esfomeados atacaram o indefeso pé. Os mais esganados – como o Orlando e Dú- avançaram na árvore e arrancaram galhos inteiros como se fossem as últimas ameixas do mundo. Saciado o apetite, seguimos por uma longa reta com mais de três quilômetros até sair na SP-306 que liga Limeira a Piracicaba.
Ao entrar na rodovia nosso primeiro ponto turístico foi um daqueles telefones de emergência. Queríamos ver como funcionava o aparelho. É ridículo. Trata-se de uma tela de arame gigante e um botão do tamanho de uma bola de tênis. Alguém sugeriu de apertar e sair correndo. No entanto, correr era a última coisa que queríamos fazer naquele momento, então nos restringimos a fazer apenas algumas fotos ao lado da estrada.
Não demorou muito e lá estamos nós na entrada da Fazenda Citra, que é formada por um corredor gigante com uns 500 metros. Nas lateriais há árvores do mundo todo. Em cada uma delas uma placa de identificação com nome popular e o ciêntífico.
O que mais chamou a atenção foi uma como o nome de Pau De Alho. Nosso especialista em botânica, Célio Lima, foi conferir o porquê do nome. E, depois de raspar o tronco, cheirar, pensar e analisar a fragrância descobriu que a árvore curiosamente tem cheiro de alho. Dada a descoberta fomos até a recepção da fazenda.
Na entrada o proprietário nos atendeu muito cordialmente nos presenteando com um saco de meio quilo de castanha de macadâmia torrada. Que, diga-se de passagem, uma fruta espetacular, lembra um pouco a castanha do para. Um detalhe interessante é que o chão da fazenda é quase todo forrado com cascas de castanhas.
Dentro da Citra há inúmeras espécies de árvores centenárias, coleções de palmeiras e jabuticabas. E, é justamente para as jabuticabeiras que vai o quarteto esfomeado novamente. Como se não bastasse comer e guardar algumas na bolsa, não sei quem, resolveu iniciar uma guerra de jabuticabas. Começou com o arremesso das pequeninhas e acabou com o lançamento de umas que pensavam mais de um quilo – brincadeira, exagerei um pouco, mas que é pancada doía muito.
Batalha concluída e hematomas a parte iniciamos o caminho de volta.
De quebra, no retorno, encontramos um pé de amora. Sim, novamente, avançamos como se também fosse último do mundo.
Ao todo foram três horas de caminhada. Para que quiser conhecer o lugar, a Fazenda Citra é aberta a visitação de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Os sacos de macadâmias podem se compradas no local por R$ 12 e R$ 25.
Já as jabuticabas infelizmente acabaram ontem.

3 comentários:

Eduardo Raitano disse...

Nossas caminhadas estão cada vez melhor, a gente vai andando e descobrindo as habilidades de cada um , orlando já se sagrou o "biólogo" quando fomos ao kemp , o César é o nosso mestre em "ocultismo" e mostrou seus talentos ao desvendar para que eram as macumbas quando fomos à fazenda morro azul e agora contamos também com um "botânico" o Célio especialista no perfume das flores , o Henry e o cara das " relações publicas " como bom cara de pau vai na frente abril os caminhos com os fazendeiros ( os de verdade rsrsrsr ) e eu sou o “waterboy” com meu pequeno cantil de um litro e meio rsrsrsrsr .

Eduardo Raitano disse...

HHHaaaaa!!!! ja ia esquecendo ue acho que deviamos mudar o nome do blog para "Os Esfomiados" a gente ataca tudo que acha pela frente rsrsrsrsr

Orlando Pedroso Junior disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk com certeza mas o henry tem outra especialidade a de aabar com os perfumes das flores rsrsrrrrsrrsrssrr

 
eXTReMe Tracker